O Repositório Histórico foi disponibilizado online pela primeira vez em Novembro de 2013, como uma iniciativa individual de acesso livre, sem qualquer afiliação corporativa nem ligações a qualquer entidade estatal. O projecto nasceu com o intuito inicial de disponibilizar, de forma centralizada e de fácil consulta, links para os livros paroquiais digitalizados pelos vários arquivos portugueses.
Em Fevereiro de 2015, com o objectivo de construir uma base de dados de assentos paroquiais de forma colaborativa, foi lançada a primeira versão que incluía a indexação de assentos paroquiais pela comunidade de utilizadores, ficando, simultaneamente, disponibilizada para consulta.
Actualmente o Repositório Histórico, para além dos paroquiais, permite também a indexação de párocos e de processos do Santo Ofício. Sobre estes últimos, foi compilada a listagem de todos os processos presentes no ANTT, podendo assim ser indexados em simultâneo com a consulta dos processos. A indexação dos habilitandos e dos respectivos cônjuges, assim como o cruzamento de dados, coloca ao dispor da comunidade uma ferramenta de pesquisa eficiente e rápida.
O nosso objectivo é dar à genealogia um impulso para que se torne cada vez mais abrangente e, essencialmente, ajudar o genealogista na sua investigação. Estão ainda em desenvolvimento novas funcionalidades no sentido de ir ao encontro das necessidades dos utilizadores.
Gestão
O projecto é actualmente mantido e gerido pela Maria do Céu Barros, Paula Peixoto e Rui Freixedelo.
Política de privacidade
O Repositório Histórico utiliza cookies para recolher e guardar informação.
As informações pessoais recolhidas pelo Repositório Histórico são guardadas utilizando técnicas de segurança, incluindo encriptação de dados. Estas informações são para uso exclusivo do Repositório Histórico não sendo fornecidas a terceiros.