Batismo de Maria de São José

LocalizaçãoAlcobaça / Alcobaça
LivroBatismos (1658 / 1688)
Nº imagemm0054
Folha073v.
LocalidadeSantíssimo Sacramento de Alcobaça? (Leiria) ou São Nicolau? (Porto)
Data de Batismo1684-06-15
Data de nascimento(não definido)
NomeMaria de São José
Nome do Pai[talvez Gonçalo de Magalhães]
Naturalidade do Pai
Nome da Mãe[talvez Maria Ferreira do Espírito Santo]
Naturalidade da Mãe
Nome do Avô paterno
Naturalidade do Avô paterno
Nome da Avó paterna
Naturalidade da Avó paterna
Nome do Avô Materno
Naturalidade do Avô Materno
Nome do Avó Materna
Naturalidade do Avó Materna
Nome do Padrinho
Naturalidade do Padrinho
Nome da Madrinha
Naturalidade da Madrinha
Párocorubrica [Rev.º Padre Ld.º Manuel Dias Raposo (Vigário da Igreja)]
Informação adicional. [à Margem (todo este registo)] «Leva o assento de seu Baptismo no livro novo, fl. 8.» | E, de facto, no livro seguinte (se for este o sentido da referência cruzada), na fl. 8, está uma "Maria", Baptisada a 04-04-1690 [Filha de Gonçalo de Magalhães e de Maria do Espírito Santo]. Não há outra "Maria" nessa folha em concreto.
. DATA (desta transcrição concreta) POR APROXIMAÇÃO, depreendida num intervalo plausível na sequência onde o Senhor Vigário a decidiu colocar [entre Maio e Julho] (o sistema do "Repositório" não permite introduzir só ano, nem mês e ano - que permitiria esta ilação ser mais correcta do que a que aqui leva -).
. Não sendo "Maria" nome propriamente "invulgar", pode-se supor esta "fusão" de identidades, não só pela constatação mais directa deste reporte cruzado do Senhor Vigário, como também pelo facto dos Pais terem tido os primeiros Filhos em São Nicolau (Porto), e outros nesta freguesia de Santíssimo Sacramento de Alcobaça (Leiria), sendo admissível esta "Maria" ter sido "apanhada numa transição" de morada [?], sendo baptisada (por este facto, ou por doença, por exemplo?) 5 para 6 anos depois.
. Outro facto que favorece esta coincidência de identidades, poderá ser também o da existência de uma (então putativa) Sobrinha paterna homónima (Filha do então seu Irmão Domingos de Magalhães e da mulher Domingas de Sousa, chamada também "Maria de São José"). Vale o que vale, este apontamento...
AutorBNV
Criado em2020-05-23 00:18:52

Avaliações ao registo

AvaliaçãoObservaçõesAutorCriado emVer mais
Não foram encontrados resultados.