Diligências de Habilitação do Santo Ofício

- Heitor Furtado de Mendonça | -- Amador Colaço | --- António Colaço, o bagageu | --- Brites Gonçalves, a belegina | -- Leonarda Lampreia de Mendonça | --- Grandfather: Heitor Lampreia | --- Grandmother: Constança Arrais de Mendonça |
Nome Heitor Furtado de Mendonça
Data de nascimento/baptismo
Data do processoAprovado em Junho de 1596.
Naturalidade - São Salvador, Lisboa
PaiAmador Colaço (S. Martinho, Montemor-o-Velho)
MãeLeonarda Lampreia de Mendonça
Avô PaternoAntónio Colaço, o bagageu
Avó PaternaBrites Gonçalves, a belegina
Avô MaternoHeitor Lampreia
Avó MaternaConstança Arrais de Mendonça (Algarve)
Cargo a que se candidata
Processo Torre do TomboPT/TT/TSO-CG/A/008-001/10429
Informação do arquivoTSO-CG, Habilitações, Heitor, mç. 1, doc. 2
DescriçãoHá testemunhas que referem o nome do avô materno como sendo João Lampreia, uma outra testemunha como sendo Duarte Lampreia, uma testemunha - que refere João Lampreia -, refere a avó materna como Joã (Joana? Equivalente a fulana?) Arrais. A testemunha que os refere como Heitor e Constança parece estar bem informada, por conhecer a filha destes muito bem (foram e são amigas e vizinhas e se criaram ambas naquele bairro), e parece ter uma memória sólida. Segundo esta testemunha Heitor Lampreia era natural do bairro do Salvador e que ele e Costança Arrais de Mendonça viveram sempre no bairro do Salvador e ali morreram há muitos anos. O avô materno é referido como sendo irmão de Antão Lampreia, morador no [freguesia] Castelo (Lx), Amador Colaço foi criado do bispo de Coimbra, D. João Soares, escrivão dos agravos da arrolação e meirinho dos degradados. Heitor Lampreia tinha o ofício que deu ao genro. Leonarda de Mendonça depois de enviuvar de Amador Colaço casou 2ª vez com Brás da Costa, cristão-velho, que a testemunha ouviu dizer que era do Porto, mas que não tiveram filhos em conjunto, e viveram juntos poucos anos pois ele morreu logo. Heitor Furtado de Mendonça e D. Isabel eram filhos legítimos de Amador Colaço e Leonarda de Mendonça.
Informação adicionalHeitor Lampreia casado com Constança Arrais - cavaleiro da ordem de Cristo: "CÓPIA DA CARTA DE VENDA FEITA POR HEITOR LAMPREIA A ANTÓNIO JORGE DE DUAS TERRAS DE PÃO NO LUMIAR", PT-TT-GAV-21-7-6A, 1.tif (ano 1548)
Outros parentes com habilitação no Santo Ofício
Autortmorimpdematos

Adicionar Cônjuge

Cônjuge(s) ou Futuro(s) Cônjuge(s)

NomeNaturalidadePaiNaturalidade PaiMãeNaturalidade MãeOpções
Não foram encontrados resultados.

Avaliações ao registo

AvaliaçãoObservaçõesAutorCriado em
Não foram encontrados resultados.