Informação adicional | . (r. 11-06-1689) | Dúvidas de Pureza de Sangue [de seu Irmão José de Morais Madureira, Familiar] - Carta (inclusa) de Manuel Cardoso de Matos, Familiar do Santo Ofício | «... e querendo nós mandar fazer esta diligência, nos surpreendeu a notícia da carta inclusa do Familiar Manuel Cardoso de Matos, que juntamente com a petição do pretendente remetemos.»
_ 08-05-1689 | «Senhor, é tanto o zelo que tenho no serviço do Santo Ofício, que me não sofre o coração passar em silêncio o que o mundo vulgarmente publica; é pública voz, e fama, nesta Cidade e seu distrito, que [o meio-Irmão do Habilitando] José de Morais Madureira fora tomar juramento de Familiar, coisa que a todos admira pela fama tão vaga de que tem alguma coisa de Nação pela parte de sua Mãe, e há muitos tempos que assisto nestas partes, e assim o ouvi, e é tão grande a admiração sobre este particular, deste sujeito ser Familiar, há murmuração que se faz submissa no [Céu?], e pode chegar a desprezo das pessoas que nestas partes servem ao Santo Ofício, mas atribuo a culpa aos sujeitos que V. Sr.ª [Senhoria] manda informar, e não dão inteira satisfação do que se lhe encomenda. Não considere V. Sr.ª [Senhoria] que isto é tédio, porque sou do sujeito particular amigo, mas move-me o zelo, e aumento desse Santo Tribunal. E se acaso errei [mandar?] esta conta a V. Sr.ª [Senhoria] peço mil vezes perdão a V. Sr.ª [Senhoria], que Deus guarde. Bragança, em Maio [dia] 8 de 1689.» [só o "estilo", é ASQUEROSO!...]
_ 24-01-1690 | Carta (acima) Desacreditada | «... consta ser o Pretendente Irmão inteiro do familiar José de Morais Madureira, e por este estar habilitado pelo Santo Ofício, com que se não deve fazer caso da Carta fol. 2, e outrossim consta ter o Pretendente todos os requisitos necessarios para o lugar que pretende.»
. 12 e 13-11-1689 | Diligências na Casa do Rev.º Padre Bartolomeu Gomes da Cruz, Prior Igreja Matriz de Santa Maria (Bragança) - Testemunhas:
_ Rev.º Padre Manuel de Pilhas? Paiva (de aprox. 76 anos, natural e morador em Bragança) - Conhece o Habilitando e seu Irmão (que considera "inteiro"), e Pais.
_ Rev.º Padre Sebastião Centeno (de aprox. 59 anos, Capelão das Religiosas [do Convento] de São Bento de Bragança, e daqui natural e morador) - Conhece o Habilitando e seu Irmão (que considera "inteiro"), e Pais.
_ Manuel Vaz (de aprox. 57 anos, natural e morador em Bragança) - Conhece o Habilitando e seu Irmão (que considera "inteiro"), e Pais.
_ Gonçalo Pires (de aprox. 40 anos, ferrador, natural e morador em Bragança) - Conhece (por ser vizinho e colega da escola «há 30 anos pouco mais ou menos») o Habilitando e seu Irmão (que considera "inteiro"), e Pais.
_ Domingos Pinheiro (de aprox. 65 anos, «que vive de sua Fazenda», natural e morador em Bragança) - Conhece o Habilitando «há mais de 28 anos» e seu Irmão (que considera "inteiro") «há perto de 45 anos.», e Pais.
_ Rev.º Padre Sebastião da Costa Carneiro (de aprox. 42 anos, natural e morador em Bragança) - Conhece (por ser vizinho) o Habilitando «haverá 30 anos (...) com toda a familiaridade» e seu Irmão (que considera "inteiro") «haverá 35 anos.», e Pais. |