Diligências de Habilitação do Santo Ofício

- D. João Luís de Menezes e Vasconcelos | -- D. António de Menezes [e Vasconcelos] | --- D. João de Menezes [e Vasconcelos], [II] Conde de Penela | --- (D.) Maria de Ataíde | -- (D.) Maria de Almeida | --- Grandfather: Mateus Mendes de Carvalho | --- Grandmother: (D.) Brites de Almeida |
NomeDom D. João Luís de Menezes e Vasconcelos
Estado CivilCasado
Data de nascimento/baptismo
Data do processo1623
Naturalidade - Lisboa
PaiD. António de Menezes [e Vasconcelos] (Lisboa)
Mãe(D.) Maria de Almeida (Porto)
Avô PaternoD. João de Menezes [e Vasconcelos], [II] Conde de Penela (Lisboa)
Avó Paterna(D.) Maria de Ataíde (Lisboa)
Avô MaternoMateus Mendes de Carvalho (Porto)
Avó Materna(D.) Brites de Almeida (Lisboa)
Cargo a que se candidataFamiliar
Processo Torre do TomboPT/TT/TSO-CG/A/008-001/12587
Informação do arquivoTSO-CG, Habilitações, João, mç. 105, doc. 1749
Descrição. Cavaleiro da Ordem de Cristo «fez provanças para lhe lançarem o Hábito.» . Senhor de Mafra (Lisboa) - Sucessor [por demanda?] de (seu Tio paterno) D. Afonso | «levou a Casa de Mafra, e o Morgadio de Soalhães, a seu Primo co-Irmão D. João de Vasconcelos, seu Primo co-Irmão e mais velho que ele [Habilitando], e Filho [ilegítimo] de D. Afonso de Vasconcelos, Irmão mais velho de seu Pai.» . Comendador (por casamento) de [?] na Ordem de Cristo «que ora tem [de seu Sogro].» . Morador (casado) em [calçada do Combro] (Santa Catarina | Lisboa) . Pai, já defunto . Mãe, Mulher Nobre «e por isso [o Pai foi] muito louvado por todos, por ser muito velho quando casou.» | (à data, já) 2ª vez casada com Pedro Afonso de Aguiar . Avós maternos, moradores numa «sua Comenda» (Porto)
Informação adicional. [m0007.tif] 14 ,16 e 20-03-1623 | Diligências na Casa da Fazenda do Cabido da Sé (Lisboa) - Testemunhas: _ João de Torres (de mais de 70 anos, Escrivão das Obras Pias, natural de Viana do Lima | hoje Viana do Castelo, e morador «há mais de 20 anos» na rua da Trombeta | Nossa Senhora do Loreto) - «respondeu que D. João Luís de Menezes [o próprio Habilitando, por tanto] lhe falou para aprovar sua pessoa quando fosse chamado pelo Santo Ofício, e que suspeita será chamado agora para isso, e que dirá verdade do que souber.» Criado do Sogro «a quem ele Testemunha serviu 45 anos.» _ Dr. Gaspar Homem Cardoso (de 59 anos, viúvo de (D.) Branca de Sequeira, natural de Viseu, e morador à Cordoaria Velha) - «suspeira ser chamado para informação de D. João Luís de Menezes de Vasconcelos [o próprio Habilitando, por tanto], porquanto lhe falou nisso os dias passados, dizendo-lhe que poderia ser o chamassem para isso da parte do Santo Ofício, e ver agora na Casa de Fora pessoas da obrigação do dito D. João Luís.» Conhece o Habilitando «por tratar contas suas, e o aconselhar nelas, e ser seu hóspede muitas vezes, e amigo.» Tratava de negócios com o Avó materno, e também com o 2ª Marido da Mãe _ João de Araújo de Mogueimes (de aprox. 52 anos, casado com Catarina de Araújo, Capitão de Infantaria na Costa de Mafra e da Ericeira (Mafra), natural de Braga, morador na rua da Cruz - junto ao Mosteiro de Jesus) - Conhece o Habilitando «por ser [a Testemunha] Capitão nas suas Terras.» Mora há 33 anos em casa do Sogro (Lisboa) _ André Pereira (de «perto de» 50 anos, casado com Isabel de Góis, natural de Lisboa, e aí morador na calçada do Combro) - Criado do Sogro e «ora» dos Habilitandos _ Francisco Lobão? (de mais de 50 anos, viúvo de (D.) Inês de Melo, natural de Lisboa, e aí morador ao Rossio) - Criou-se no bairro [?] onde o Habilitando vivia. Muito amigo do Sogro «o qual dizia que ainda tinham alguma razão de parentesco.» _ João Salema (de 61 anos, viúvo de (D.) Isabel de Almeida, natural da Trindade | Lisboa) - Sobrinho «em 3º Grau» da Mulher _ Luís Gonçalves Ferreira (de 85 anos, viúvo de (D.) Catarina de Brito, Porteiro da Câmara de Sua Majestade, Cavaleiro da Ordem de Cristo, natural de Lisboa, e aí morador na rua do Conde? | Trindade) - Conhece o Habilitando «por se criar no Paço, com ele Testemunha.» Conheceu o Pai «do tempo de El-Rei Dom João o 3º.» Conheceu o Avô materno «do tempo de El-Rei Dom Sebastião, a quem serviu de Tesoureiro, ou outro Ofício semelhante.»
Outros parentes com habilitação no Santo Ofício
AutorBNV

Adicionar Cônjuge

Cônjuge(s) ou Futuro(s) Cônjuge(s)

A exibir 1-1 de 1 item.
NomeNaturalidadePaiNaturalidade PaiMãeNaturalidade MãeOpções
(D.) Maria de CastroSanta Catarina (Lisboa)Diogo [de Castro] VelhoLisboa(D.) Guiomar BotelhoAlcácer do Sal | Setúbal

Avaliações ao registo

AvaliaçãoObservaçõesAutorCriado em
Não foram encontrados resultados.