Diligências de Habilitação do Santo Ofício

- Afonso Luís da Costa | -- Manuel Luís | --- Afonso Luís | --- Maria Domingas | -- Domingas da Costa | --- Grandfather: Francisco Gonçalves | --- Grandmother: Catarina Rodrigues |
Nome Afonso Luís da Costa
Data de nascimento/baptismo
Data do processo1686
NaturalidadeVale de Chelas - Marvila [Santarém], Santarém
PaiManuel Luís (Macinhata do Vouga, Águeda)
MãeDomingas da Costa (Macinhata do Vouga, Águeda)
Avô PaternoAfonso Luís (Macinhata do Vouga, Águeda)
Avó PaternaMaria Domingas (Macinhata do Vouga, Águeda)
Avô MaternoFrancisco Gonçalves (Guimarães)
Avó MaternaCatarina Rodrigues (Chelas)
Cargo a que se candidata
Processo Torre do TomboPT/TT/TSO-CG/A/008-001/45
Informação do arquivoTSO-CG, Habilitações, Afonso, mç. 2, doc. 28
Descrição«2 Afonso Luís da Costa - cirurgião e sangrador em Xabregas natural do Vale de Chelas, numa horta junto ao Mosteiro de Santos, freg. de S.ta Engrácia filho de Manuel Luís, pedreiro, natural de Macinhata do Vouga, Águeda, e morador em Chelas, e de Domingas da Costa, natural de Chelas, irmã inteira de Maria da Costa, mãe do Pe Frei António de S. José, da Ordem de S. Francisco, qualificador do S.to Ofício neto paterno de Afonso Luís e de Maria Domingas, de Macinhata do Vouga, e materno de Francisco Gonçalves, de Guimarães, e de Catarina Rodrigues, de Chelas casado, a primeira vez com Mariana da Costa, filha de António André, o «Almoxarife», e de Angelina da Costa, de Sernache do Bonjardim, de quem tivera vários filhos, entre os quais José Luís da Costa, estudante em Novembro de 1686, casado, a segunda vez, com Teresa Maria, natural da freg. de S.ta Engrácia e moradora ao Grilo, em Lisboa, filha de Manuel Ferreira, ferrador, natural dos Olivais, e de Maria de Azevedo, natural de Lisboa, neta paterna de Francisco Ferreira e de Maria Gonçalves, dos Olivais, e materna de António Dias da Cunha, de Góis, S.ta Marta do Bouro, e de Ana de Azevedo, de Lisboa. Carta de Familiar de 19 de Abril de 1687.
Informação adicionalPretendente a familiar, cirurgião e sangrador, natural do Vale de Belas e morador em Xabregas, filho de Manuel Luís e de Domingas da Costa; neto paterno de Afonso Luís e de Maria Domingas; e neto materno de Francisco Gonçalves e de Catarina Rodrigues. Obteve carta de familiar a 14 de Abril de 1687. Inclui as diligências da sua mulher Teresa Maria.
Outros parentes com habilitação no Santo Ofício
AutorRicardo Camões Coutinho

Adicionar Cônjuge

Cônjuge(s) ou Futuro(s) Cônjuge(s)

NomeNaturalidadePaiNaturalidade PaiMãeNaturalidade MãeOpções
Não foram encontrados resultados.

Avaliações ao registo

AvaliaçãoObservaçõesAutorCriado em
Não foram encontrados resultados.